Perícia médica do ex-ministro Heleno será nesta sexta-feira (12.dez.2025). Policiais federais, sob comando de Moraes, avaliarão a saúde do ex-ministro preso.
A perícia médica do ex-ministro Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo (PL), será realizada nesta sexta-feira (12.dez.2025), às 9h, em Brasília. O exame será conduzido por peritos da Polícia Federal, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Heleno, condenado a 21 anos de prisão na ação penal que apurou a tentativa de golpe de Estado, encontra-se preso desde 25 de novembro, quando iniciou o cumprimento da pena, em uma sala do Comando Militar do Planalto (CMP), na capital federal. A decisão visa avaliar sua saúde.
A perícia médica segue um pedido da defesa para que Heleno passe a cumprir prisão domiciliar humanitária, alegando que ele enfrenta graves problemas de saúde. A necessidade da avaliação foi determinada pelo ministro Moraes, que estabeleceu um prazo de 15 dias para a realização do exame.
A controvérsia em torno da saúde de Heleno surgiu após um exame de corpo de delito realizado antes do início do cumprimento da pena, no qual ele afirmou ter começado a apresentar problemas cognitivos em 2018. A defesa, no entanto, nega que ele tenha diagnóstico de Alzheimer desde 2018, período em que integrava o governo de Bolsonaro. A defesa afirma que o general recebeu o diagnóstico apenas no início de 2025.
Moraes decidirá se autoriza ou não a conversão da pena em prisão domiciliar. Não há prazo definido para a decisão final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!