Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Início da obra do túnel Santos-Guarujá está previsto para o final do ano, afirma ministro de Portos e Aeroportos

Início da obra do túnel Santos-Guarujá está previsto para o final do ano, afirma ministro de Portos e Aeroportos

A Mota-Engil, empresa de origem portuguesa, foi a vencedora do leilão e assume a responsabilidade pela execução do projeto; a obra deverá resultar na cr…

Por: redacao

06/09/2025 7:48

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o início das obras da construção do túnel que conecta as cidades litorâneas de Santos e Guarujá está previsto para o final deste ano. O consórcio português Mota-Engil foi o vencedor do leilão, ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), na sexta-feira (5). Segundo o ministro, a obra resultará em cinco mil empregos diretos e “transformará completamente a radiografia da mobilidade urbana na Baixada Santista”. “Como vocês sabem, atualmente o cidadão leva entre 45 minutos e 1h15, em média, para ir de Santos a Guarujá. Com a conclusão do túnel, o tempo será de 3 ou 5 minutos para esse trajeto. Isso ampliará a logística das operações, fortalecerá o turismo de negócios e o turismo de lazer”, ressaltou o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro afirmou que o governo federal também tem dialogado com o governo de São Paulo para realizar, em breve, um leilão destinado a obras no litoral paulista: do Porto de São Sebastião. A previsão, segundo o ministro, é que ocorra no primeiro trimestre de 2026. Durante o leilão, autoridades dos governos federal e paulista destacaram a parceria para a construção do túnel, que terá aporte público dividido entre os entes federativos. No entanto, o vice-presidente Geraldo Alckmin criticou a proposta do governo de São Paulo de privatizar o Porto de Santos.

Estamos aqui porque o Porto de Santos não foi privatizado, devido a estar no programa de privatizações. O que viabiliza essa obra do túnel é a Autoridade Portuária, que está viabilizando a execução importante dessa obra com a participação por meio de parceria público-privada, afirmou Alckmin. A Autoridade Portuária é um órgão público, responsável pela gestão, administração e fiscalização de um porto e suas operações.

O ministro Marcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, afirmou que os recursos são provenientes da própria Autoridade Portuária, e não da União. Tarcísio Freitas declarou, sem responder às críticas, que as questões políticas deveriam ser deixadas de lado, em favor dos “interesses do cidadão”. “Acho que a gente está dando um exemplo. Acho que a gente tem que celebrar mesmo no dia de hoje aquilo que está acontecendo”, disse, acrescentando que o projeto de construção do túnel estava em estudos há mais de 100 anos.

Conhecido por sempre bater o martelo com muita força durante os leilões na B3, Tarcísio repetiu o gesto no certame ocorrido hoje. Quando foi bater o martelo, Alckmin fez uma brincadeira e disse que não faria da mesma forma que o governador. “Eu, como sou anestesista, a mão tem que ser cuidadosa, não pode ser na força”, brincou, arrancando risos dos presentes.

Leia também:

Anvisa suspende sal rosa, azeite e ‘Chá do Milagre’ devido a irregularidades

Anvisa suspende sal rosa, azeite e ‘Chá do Milagre’ devido a irregularidades

Stédile alerta sobre ameaça dos EUA e prepara população para contra-ataque

Stédile alerta sobre ameaça dos EUA e prepara população para contra-ataque

Governo de SP amplia consulta pública para moradia no centro

Governo de SP amplia consulta pública para moradia no centro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manifestação de moradores

Moradores de uma comunidade de Santos protestaram em frente ao local, manifestando preocupação com possíveis desapropriações para a construção do túnel. O governador Tarcísio declarou que o governo mantém diálogo com os moradores que serão afetados pela obra. “Os moradores não serão abandonados”, afirmou, destacando que o contrato prevê oferta de opções de moradia aos afetados. “Ninguém vai ter uma casa pior, só vai ter uma casa igual, melhor, na mesma cidade, isso está garantido”.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Entretenimento

Vini Jr. e Rodriguinho homenageiam Marília Mendonça em gravação de DVD

21/10/2025 22:01 | 1 min de leitura

● Lindbergh propõe taxação de bets e fintechs para recompor Orçamento

21/10/2025 21:09 | 1 min de leitura

● Aneel destina R$ 196,2 milhões para projetos de hidrogênio de baixo carbono

21/10/2025 19:23 | 1 min de leitura

● Idosos +65 anos e PCDs: Nova obrigatoriedade para benefícios do CRAS

21/10/2025 21:20 | 1 min de leitura

● Messias avança para o STF com o apoio da oposição desarticulada

21/10/2025 22:14 | 2 min de leitura

Início da obra do túnel Santos-Guarujá está previsto para o final do ano, afirma ministro de Portos e Aeroportos - Alerta Jornal
Baixada SantistaMota-Engilobra túnelPorto de Santostúnel Santos Guarujá