Anvisa proíbe alulose em alimentos; Sainte Marie Importação e Exportação são afetadas. Decisão formalizada em 19/12/2025. A agência avaliou risco à saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso dos produtos à base de alulose, um tipo de açúcar natural, provenientes da empresa Sainte Marie Importação e Exportação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi formalizada em publicação no Diário Oficial da União em 19 de dezembro de 2025.
Essa medida se justifica pelo fato de a alulose não estar listada como substância permitida pela Anvisa para utilização como adoçante ou ingrediente em alimentos no Brasil. A substância é encontrada naturalmente em alimentos como figos, passas, trigo e xarope de bordo.
A Anvisa estabelece que novos ingredientes ou alimentos, aqueles sem histórico de consumo no país, devem passar por um processo de aprovação. A agência analisa minuciosamente o processo de fabricação, verificando se ele não induz ou concentra substâncias que possam ser prejudiciais à saúde, ou se os níveis utilizados excedem os limites considerados seguros para a população.
A análise da Anvisa foca na segurança do novo ingrediente ou alimento, assegurando que sua utilização esteja em conformidade com os padrões de saúde estabelecidos para a população brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!