Acordo entre EUA e China: Nvidia envia chips para China e EUA. Trump e Xi Jinping discutem exportação de chips H200 e modelos Blackwell/Rubin.
O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (8) que conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a exportação de chips da Nvidia para clientes selecionados na China e em outros países. A decisão visa garantir a segurança nacional dos Estados Unidos, conforme declarado pelo próprio Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a publicação feita na Truth Social, 25% do valor das vendas dos chips H200 será pago aos Estados Unidos. Não foram fornecidos detalhes sobre se essa alíquota se refere a tarifas ou a uma cobrança adicional sobre as exportações. O objetivo principal, segundo o comunicado, é impulsionar a economia americana, promovendo empregos e fortalecendo a indústria de manufatura.
Trump enfatizou que essa política de exportação de chips da Nvidia fortalecerá a posição dos Estados Unidos na área de inteligência artificial. Adicionalmente, o presidente ressaltou que modelos de chips mais recentes, como o Blackwell e Rubin, permanecerão disponíveis apenas para clientes americanos.
O Departamento de Comércio está trabalhando para finalizar os termos do acordo.
Empresas americanas do setor de semicondutores, incluindo AMD e Intel, apresentaram ganhos no mercado de ações durante o after hours em Nova York. A expectativa é de que o acordo se estenda a outras grandes empresas do setor, seguindo a mesma metodologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!