Trump anuncia tarifa de 10% em países da Otan em Groenlândia | EUA e Dinamarca sob tensão por Operação Arctic Endurance.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou recentemente uma tarifa de 10% sobre países que mantêm tropas na Groenlândia, em decorrência da Operação Arctic Endurance. O anúncio, feito na rede social Truth Social, prevê um aumento da tarifa para 25% a partir de junho, dependendo de um acordo de compra total da ilha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), serão sujeitos a essas taxas.
Trump justificou a medida, afirmando que os países têm subsidiado a Dinamarca e outros da União Europeia por séculos sem remuneração. Ele argumentou que é hora da Dinamarca retribuir, citando o “jogo” em curso e o risco para a “paz mundial”.
O presidente também mencionou a presença de sistemas de armas modernos, tanto ofensivos quanto defensivos, como fator crucial para a necessidade de adquirir a Groenlândia.
A Dinamarca criticou a posição de Trump, argumentando que uma invasão à ilha desmoronaria a Otan. O governo dinamarquês informou que estava expandindo sua presença militar “em estreita cooperação com os aliados da Otan”. A situação se intensificou após a ameaça de Trump de invadir países como Colômbia e Cuba, devido a acusações relacionadas ao tráfico de drogas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio de Trump indica que os EUA estão abertos a negociações com os países. A situação se insere em um contexto de tensões geopolíticas e disputas territoriais, com o líder americano enfatizando a necessidade de proteger a segurança nacional dos EUA e do mundo.
A perspectiva de negociações e a possível aquisição da Groenlândia permanecem em aberto, com a Dinamarca resistindo e Trump defendendo a necessidade de garantir a segurança do território.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!