Supremo analisa resposta da PGR sobre megaoperação com 119 mortes no Rio

Supremo analisa resposta da PGR sobre megaoperação no Rio que ceifou 119 vidas. ADPF das Favelas sob nova avaliação no STF.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Supremo analisa resposta da PGR sobre megaoperação no Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quarta-feira (29) uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em 119 mortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A solicitação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes após o Conselho Nacional de Direitos Humanos solicitar uma verificação do cumprimento das medidas da ADPF das Favelas.

Segundo a PGR, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) formou um grupo de trabalho para acompanhar o cumprimento das determinações da ADPF das Favelas e já solicitou esclarecimentos ao governo do Rio de Janeiro. As informações encaminhadas pelo estado serão avaliadas antes de qualquer nova medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ADPF das Favelas, aprovada pelo STF em 2020, estabeleceu restrições e protocolos para operações policiais em comunidades, visando reduzir a letalidade. As medidas incluíam a limitação do uso de helicópteros, a obrigatoriedade de câmeras nos uniformes e viaturas, e a comunicação prévia de ações à Justiça.

Em abril deste ano, algumas dessas exigências foram flexibilizadas, permitindo novamente o uso de aeronaves e retirando a obrigação de aviso prévio. O processo ficou sem relator após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, passando temporariamente ao ministro Alexandre de Moraes, que era o revisor do caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O STF aguarda agora o retorno das informações do governo fluminense para decidir se haverá novas providências no âmbito da ADPF das Favelas.

Sair da versão mobile