Ranking CNT aponta rodovias precárias: SP-270, RJ-124 e SP-348 lideram ranking. Gestão pública é foco em rodovias de pior estado
Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que dez rodovias brasileiras apresentam condições precárias, sendo a maior parte administrada pelo poder público. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (17), identificou que nove das rodovias em piores estado são geridas por estados localizados nas regiões Nordeste, Norte e Sul do país.
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Em contrapartida, as rodovias com as melhores avaliações concentram-se majoritariamente no Sudeste, sob a administração da iniciativa privada. O presidente da CNT, Vander Costa, atribuiu essa disparidade à falta de viabilidade econômica e de atratividade para investimentos públicos nas regiões Norte e Nordeste, mencionando a ausência de ação política para direcionar recursos estatais para a infraestrutura rodoviária local.
Costa ressaltou a importância de investimentos públicos para reduzir a desigualdade entre as regiões com rodovias em condições deficientes. Ele informou que está trabalhando em conjunto com o Legislativo para destinar emendas parlamentares para essas rodovias e para mitigar o corte orçamentário da União para 2026.
O orçamento de investimentos previsto para o Ministério dos Transportes em 2026 diminuiu de R$ 15,91 bilhões em 2025 para R$ 13,10 bilhões em 2026, enquanto a proporção de investimentos próprios da pasta aumentou de 49,2% para 71,1% nesse período.
Esses dados são da Série Especial de Economia – Investimentos em Transporte, também elaborada pela CNT.
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Ranking das Rodovias:
Melhores Rodovias:
– SP-270 – Concedida
– RJ-124 – Concedida
– SP-348 – Concedida
– SP-225 – Concedida
– SP-320 – Concedida
– BR-050/MG – Concedida
– SP-070 – Concedida
– SP-021 – Concedida
– SP-270 – Concedida
– BR-050/GO – Concedida
Piores Rodovias:
As rodovias sob administração pública foram classificadas no final do ranking elaborado pela CNT, sendo consideradas “Péssimo” as seguintes vias:
– AC-010 – Pública
– PE-177 – Pública
– PE-545 – Pública
– RS-324 – Pública
– RS-472 – Pública
– TO-387 – Pública
– BR-364/AC – Pública
– PB-066 – Pública
– MA-106 – Pública
– MA-006 – Pública
O diretor da CNT reforçou a necessidade de manter o nível de investimento atual nas rodovias brasileiras e aumentar o número de concessões no setor, além de propor melhorias na sinalização e ampliar os pontos de parada para os caminhoneiros e passageiros.
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