Mecanismo de Salvaguardas na União Europeia Suscita Preocupações
Em uma sessão realizada na terça-feira, 16 de dezembro de 2025, o Parlamento Europeu expressou “desconfiança” e “animosidade” em relação a um novo mecanismo de salvaguardas, conforme declarado pela diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), Ana Mori.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mori salientou que uma parte do debate demonstra celebração excessiva, desconsiderando os desafios existentes, enquanto outra parcela adota uma postura crítica, considerando a abordagem inadequada. A diretora enfatizou a importância de uma análise equilibrada da situação.
O mecanismo proposto visa limitar as importações do Mercosul, caso o Parlamento Europeu determine que os volumes de importação aumentaram significativamente. É importante ressaltar que o mecanismo não faz parte do acordo de livre comércio, que tem sido negociado há 26 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto menciona que as salvaguardas devem seguir as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, o mecanismo aprovado nesta terça-feira opera com critérios diferentes, permitindo que um aumento de 5% nas importações de um produto específico desencadeie investigações e, consequentemente, o aumento de tarifas.
“É muito pouco 5%”, afirmou Mori, demonstrando ceticismo em relação ao potencial impacto do mecanismo. A expectativa é que a aprovação do mecanismo reduza a resistência de países europeus, como a França, ao acordo de livre comércio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para que o acordo seja aprovado no Conselho Europeu, é necessário o apoio de pelo menos 15 dos 27 países membros da União Europeia, representando um mínimo de 65% da população total do bloco. A aprovação do Parlamento Europeu, que tende a ser mais simples, também é um requisito fundamental.
O presidente da Mapa pretende assinar o acordo de livre comércio no sábado, 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu, dependendo da aprovação do mecanismo de salvaguardas pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.
