OpenAI flexibiliza política de ações em busca de talentos de IA – WSJ

OpenAI flexibiliza política de ações em busca de talentos em IA. Mudança anunciada por Fidji Simo visa atrair e reter especialistas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, alterou uma política tradicional de remuneração. Anteriormente, novos funcionários precisavam permanecer por pelo menos seis meses na empresa para ter acesso a ações. Essa mudança ocorre em um cenário de alta disputa por profissionais qualificados na área de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi comunicada internamente na última semana e anunciada pela diretora de aplicações da companhia, Fidji Simo, conforme reportagem do Wall Street Journal. A chamada “vesting cliff” – período mínimo de permanência antes do início da aquisição de ações – foi eliminada.

Aceleração na Busca por Talentos

O objetivo da mudança é reduzir o risco percebido por novos contratados, que poderiam ser desligados antes de acessar qualquer parte da participação acionária. A xAI, concorrente da OpenAI, também adotou uma medida semelhante no final do verão no hemisfério norte, segundo informações do WSJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disputa por Especialistas em IA

Essa decisão reflete a intensa competição no setor de inteligência artificial, onde empresas disputam um número limitado de pesquisadores e engenheiros de ponta. Tradicionalmente, empresas de tecnologia adotam um período de carência de um ano para evitar a diluição acionária com funcionários que deixam a empresa rapidamente ou não se adaptam.

Pacotes de Remuneração Atraentes

No entanto, esse modelo tem sido pressionado pelo atual ciclo de contratações agressivas. Gigantes como Meta, Google e Anthropic têm oferecido pacotes de remuneração que, em alguns casos, chegam a US$ 100 milhões, ampliando o poder de barganha de profissionais altamente especializados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Preocupações com Retornos Futuros

Investidores de tecnologia expressam preocupação com o impacto desse modelo sobre os retornos no longo prazo. Segundo o cofundador da plataforma Levels.fyi, Zaheer Mohiuddin, o movimento de flexibilização da política de ações tende a se espalhar à medida que a corrida por talentos em IA se intensifica.

Sair da versão mobile