ONU aprova resolução pedindo fim do embargo contra Cuba. A medida obteve 187 votos favoráveis, 2 contrários (EUA e Israel) e 1 abstenção.
A Assembleia Geral da ONU aprovou, nesta quarta-feira (29), uma nova resolução com ampla maioria que exige o fim do embargo econômico imposto a Cuba. A medida, que busca o levantamento do bloqueio desde 1992, obteve 165 votos a favor, 7 contrários (incluindo Estados Unidos, Israel, Argentina e Paraguai) e 12 abstenções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado demonstra um apoio significativo, embora menor do que em anos anteriores, quando o apoio à resolução frequentemente ultrapassava 190 votos.
A resolução não apenas condena o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba desde 1960, mas também solicita a Washington que revogue todas as leis que proíbem a ilha caribenha de comprar bens estrangeiros com dólares. O debate desta sessão foi influenciado por acusações de que os Estados Unidos estavam conduzindo uma campanha de difamação e mentiras para dissuadir países latino-americanos e europeus de apoiarem a resolução.
Um ponto central do debate foi a alegação de que Cuba havia enviado militares para lutar ao lado da Rússia na invasão da Ucrânia. Essa acusação gerou forte reação diplomática, com Cuba denunciando os Estados Unidos por sua campanha de pressão.
A disputa demonstra a complexidade das relações geopolíticas e o impacto de conflitos internacionais nas resoluções da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação de 2024 apresentou variações em relação a anos anteriores. Além dos votos contrários da Argentina e do Paraguai, houve duas abstenções na América Latina: Costa Rica e Equador. A resolução recebeu 187 votos a favor, dois contra (Estados Unidos e Israel) e uma abstenção (Moldávia) em 2024.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!