Lua de Sangue: Países de todo o mundo observam fenômeno astronômico; confira imagens

Na Brasil, não se visualizou esse movimento da Lua transitando sobre a sombra da Terra, devido ao fato de o satélite estar posicionado abaixo do horizonte.

1 min de leitura

Skopje (Republic of North Macedonia), 08/09/2025.- The 'Blood Moon' rises on the sky over Skopje's valley during a total eclipse in Skopje, Republic of North Macedonia, 07 September 2025. A lunar eclipse, the opposite of a solar eclipse, happens when the earth is positioned between the full moon and sun. The red glow that is created earns this type of an eclipse the title of 'blood moon'. EFE/EPA/GEORGI LICOVSKI

Lua de Sangue

A “Lua de Sangue” é resultado da refração da luz solar na atmosfera terrestre, que filtra os comprimentos de onda azuis e verdes, permitindo passar apenas os tons vermelhos e alaranjados, que evocam sangue. O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. A Lua é um astro que reflete a luz solar e a Terra possui atmosfera. É justamente a atmosfera da Terra que causa esse fenômeno, afirmou a astrônoma e bolsista do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Cristiane Costa.

A luz solar, dispersa pela atmosfera, pode alcançar a Lua mesmo quando ela está na sombra da Terra. A cor da luz que atinge a Lua varia conforme a trajetória lunar e a presença de poeira e nuvens na atmosfera, o que pode causar um avermelhamento, conforme explicou Cristiane.

Observe imagens do totalidade da anulação solar.

Fonte por: Jovem Pan

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile