Na Brasil, não se visualizou esse movimento da Lua transitando sobre a sombra da Terra, devido ao fato de o satélite estar posicionado abaixo do horizonte.
A “Lua de Sangue” é resultado da refração da luz solar na atmosfera terrestre, que filtra os comprimentos de onda azuis e verdes, permitindo passar apenas os tons vermelhos e alaranjados, que evocam sangue. O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. A Lua é um astro que reflete a luz solar e a Terra possui atmosfera. É justamente a atmosfera da Terra que causa esse fenômeno, afirmou a astrônoma e bolsista do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Cristiane Costa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A luz solar, dispersa pela atmosfera, pode alcançar a Lua mesmo quando ela está na sombra da Terra. A cor da luz que atinge a Lua varia conforme a trajetória lunar e a presença de poeira e nuvens na atmosfera, o que pode causar um avermelhamento, conforme explicou Cristiane.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!