Invasão à Blue Zone em Belém causa alerta do GSI! Invasores acessam sede em Belém e expõem falhas de segurança. Investigação da ONU será aberta.
A invasão à sede da Blue Zone, localizada em Belém na noite de terça-feira (12), provocou uma reação imediata do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Imagens divulgadas na mesma noite mostram a rápida entrada de invasores no acesso principal do local, que abriga autoridades, delegações e jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação expôs falhas na segurança do evento.
Fontes da Jovem Pan informaram que a quantidade de seguranças presente no local foi insuficiente para conter a invasão. Um integrante da equipe de segurança, em declaração reservada, relatou que o grupo de invasores utilizou força para abrir caminho e acessar a área principal do evento.
A empresa responsável pela segurança da Blue Zone não conseguiu suprir a demanda, conforme apurado pela Jovem Pan. Apenas em média, 50 seguranças compareceram diariamente ao local, e alguns não se apresentaram.
A escassez de profissionais qualificados na área de segurança tem sido um problema recorrente em Belém, devido ao aumento da demanda por eventos na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante da situação, o GSI solicitou o envio de um reforço de segurança, composto por pelo menos 30 homens, que já deixaram Brasília e devem chegar à capital paraense nesta quarta-feira. A medida visa fortalecer a proteção da Blue Zone.
A Jovem Pan também conversou com um agente que participou da operação no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, que analisou as diferenças entre os eventos. Ele observou que a invasão em Belém contou com maior força dos invasores, buscando acessar a recepção.
Os profissionais de segurança foram posicionados como uma barreira inicial para evitar o avanço dos invasores. Houve um incidente na entrada do local e na área de credenciamento, com quatro seguranças feridos e o acesso bloqueado temporariamente.
A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a Polícia Federal instaurará um inquérito para investigar a invasão à Blue Zone. Imagens de câmeras de segurança internas e externas do local estão sendo requisitadas e serão analisadas como parte da investigação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!