Aliança Global Contra a Fome apresenta proposta a países e a discutir plano de ação em Belém.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almeja que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) resulte na aprovação de uma declaração da Aliança Global contra a Fome. A iniciativa visa acelerar os esforços internacionais para combater a pobreza e a insegurança alimentar em escala global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saulo Arantes Ceolin, diretor de projetos de segurança alimentar, detalhou as expectativas do governo. “A gente espera ter na COP, na reunião de líderes da COP, a aprovação de uma declaração sobre combate à fome, combate à pobreza e ação climática”, afirmou durante a apresentação da viagem presidencial a Roma.
O diplomata informou que a redação da declaração tem sido objeto de negociação há vários meses, em colaboração com os países membros da Aliança Global, uma iniciativa lançada pelo Brasil no G20. Cada nação participante se compromete a desenvolver planos específicos para erradicar a insegurança alimentar em seu território.
Ceolin ressaltou que o texto finalizado foi submetido à análise de todos os países integrantes da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). A expectativa é que a aprovação da proposta seja anunciada em Belém, em 7 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!