China lidera expansão de usinas termelétricas a carvão, com previsão de 212 GW em construção até 2026. Investimento em carvão atinge pico desde 2016.
Em 2026, espera-se a inauguração de mais de 100 usinas termelétricas movidas a carvão, representando uma nova capacidade de geração de 63 gigawatts (GW). Os dados foram compilados pelo Global Energy Monitor (GEM) com base em projetos planejados para esse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O levantamento do GEM destaca que 55 GW desses projetos estão localizados na China. O país possui 85 unidades termelétricas em construção, com previsão de conclusão até dezembro.
Em 2024, 64% da expansão da capacidade renovável, principalmente solar e eólica, foi impulsionada pela China. Esse crescimento está relacionado à liderança do país na produção de componentes para energia solar, incluindo wafers, células e módulos.
A China continua sendo uma das maiores produtoras de energia global. De um total de 256 GW em desenvolvimento para 2026, 212 GW estão sob gestão chinesa.
Há uma preocupação com o aumento do investimento chinês em carvão, com a pesquisa indicando que a construção de capacidade de geração de energia a carvão entre 2024 e 2025 foi a maior desde 2016, com uma queda nas taxas de investimento em outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, 78% da capacidade global de carvão que começaria a operar era da China. Atualmente, 86% da capacidade em construção e com finalização nos próximos meses é de origem chinesa.
Christine Shearer, analista de clima e energia da GEM, afirmou que a redução global das emissões de carbono, dependendo da produção da China. A construção de novas usinas a carvão em outras partes do mundo é limitada.
A Agência Internacional de Energia aponta que o uso global de carvão em fábricas e na geração de eletricidade está próximo de atingir um novo recorde, estimado em 8,85 bilhões de toneladas. A organização Ember indica que, na primeira metade do ano passado, as fontes renováveis geraram mais energia do que o carvão.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!