Carla Zambelli: Cassação de Mandato em Análise na CCJ da Câmara

CCJ analisa se deputada Carla Zambelli será cassada após condenação do STF. Processo deve ser concluído em novembro, com foco em provas e parecer técnico.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Análise Final do Processo de Cassação de Zambelli na CCJ

A Comissão Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados visa concluir, ainda em novembro, a análise do processo que pode levar à cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão e à perda do seu mandato devido ao envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), comunicou que a fase de coleta de provas, que representa o estágio atual do processo, deve ser finalizada na próxima semana. Após isso, será aberto um período de cinco sessões plenárias para que o relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresente seu parecer técnico.

O processo de cassação exige o apoio de pelo menos 257 dos 513 deputados da Câmara dos Deputados. A decisão de submeter o caso à deliberação dos parlamentares foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), apesar da determinação do STF para uma cassação imediata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante uma audiência em setembro, a deputada Zambelli interagiu com o hacker Walter Delgatti, também condenado no mesmo processo. O relator Diego Garcia detalhou que o relatório final está em fase de ajustes, buscando adequar o documento às orientações do ministro Alexandre de Moraes, que encaminhou documentos ao colegiado sob sigilo judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile