Falha na AWS afetou 142 serviços, que ficaram temporariamente fora do ar na madrugada de segunda.
Na segunda-feira, 20, a internet foi afetada por uma falha na plataforma Amazon Web Services (AWS). O incidente causou instabilidade em mais de 500 sites e aplicativos ao redor do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Amazon, a origem do problema foi um erro no sistema de DNS, localizado no maior data center da empresa, situado na Virgínia, nos Estados Unidos.
A falha começou nas primeiras horas de segunda-feira e impactou 142 serviços da AWS, incluindo plataformas populares como Snapchat, Reddit, Venmo, Roblox, Wordle e Fortnite.
No Brasil, sites como Mercado Livre, iFood e Canva também foram afetados pelo problema.
A falha no DNS gerou uma reação em cadeia, afetando outros serviços da AWS, como funções de computação em nuvem e distribuidores de tráfego de rede (load balancers).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A AWS informou que todos os sistemas foram restaurados até as 19h de segunda-feira (horário de Brasília), após aproximadamente doze horas de instabilidade.
A AWS é a principal provedora de computação em nuvem do mundo, utilizada por milhões de empresas para hospedagem, processamento e distribuição de conteúdo online.
Apesar de existirem alternativas como o Azure da Microsoft e o Google Cloud Platform, a AWS detém a maior fatia do mercado, o que aumenta a vulnerabilidade em caso de falhas.
A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma de computação em nuvem que oferece soluções para armazenamento de dados, hospedagem de sites, inteligência artificial, análise de dados e cibersegurança. Desenvolvida pela Amazon.com Inc., a AWS permite que empresas e desenvolvedores utilizem recursos tecnológicos sob demanda, pagando apenas pelo uso efetivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.