Alta performance pode ser armadilha para a saúde mental. Especialistas alertam sobre pressão por resultados e impacto na motivação e bem-estar. #saúdemental
Profissionais em início de carreira ou que buscam crescimento acelerado frequentemente enfrentam uma intensa pressão por resultados, produtividade, organização e estratégia. A mensagem comum de “seja sua melhor versão” ressoa em redes sociais, cursos, podcasts e até mesmo em feedbacks.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa busca incessante por performance pode se transformar em uma armadilha para a saúde mental e física.
Sinais de que a Alta Performance Está Prejudicando
Especialistas em saúde mental e comportamento alertam sobre um aumento de casos de toxicidade no autoaperfeiçoamento. A constante exigência pode afetar diretamente a motivação, a saúde e o desempenho profissional. Alguns sinais de que o esforço excessivo está sendo prejudicial incluem:
Celebração e Consolidação
A falta de celebração das pequenas conquistas e a incapacidade de consolidar novos hábitos e sistemas podem ser prejudiciais. A obsessão por metas grandiosas e a falta de reconhecimento do progresso podem levar à exaustão e à perda de motivação.
É fundamental encontrar um equilíbrio entre esforço e descanso, celebração e reflexão. A busca por uma carreira de sucesso deve ser sustentável, com foco no bem-estar, nos relacionamentos e no prazer de realizar o trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!