Zucco lidera em segundo turno no RS! Veja o choque na disputa pelo governo, com empate técnico e negociações acirradas! Saiba mais.
Em uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, o deputado federal Luciano Zucco (PL) se mantém à frente na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. A pesquisa, realizada pelo instituto Futura em parceria com a Apex, indica que Zucco lidera os cenários de primeiro turno, com uma margem de vantagem que, em alguns cenários, chega a 10 pontos percentuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ao analisar os cenários de segundo turno, o cenário se torna mais apertado, com o parlamentar do PL empatado tecnicamente com a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa demonstra uma dinâmica complexa, com a possibilidade de alianças entre os partidos e a influência de outros nomes na disputa.
Os três cenários simulados pelo Futura revelam a força de Zucco no primeiro turno. No primeiro cenário, o deputado acumula 27,4% das intenções de voto, seguido por Juliana Brizola com 17% e Edegar Pretto, do PT, com 15,3%. Outros nomes, como Gabriel Souza (MDB) e Covatti Filho, obtêm resultados mais modestos.
No segundo cenário, Zucco mantém sua liderança com 27,5%, enquanto Brizola alcança 19,5% e Pretto, 17,8%. A pesquisa destaca a importância da consolidação do apoio ao candidato do PL.
Ao entrar em segundo turno, a disputa se torna mais equilibrada. Em todos os cenários testados, Zucco lidera, mas com margens reduzidas. Contra Edegar Pretto, por exemplo, o deputado do PL marca 40,2%, enquanto o petista soma 31,3%. Quando enfrenta Juliana Brizola, o cenário se torna mais apertado, com um empate técnico dentro da margem de erro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa também aponta para a influência das negociações entre os partidos, especialmente entre o PDT e o PT, que buscam uma possível aliança para fortalecer o campo progressista no estado. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou ter recebido aval do dirigente petista Edinho Silva para que o nome de Brizola lidere o campo progressista no Rio Grande do Sul.
A ex-deputada também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para defender sua candidatura ao Palácio Piratini.
A pesquisa Futura ouviu 800 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2026 por meio do CATI (Entrevista telefônica assistido por computador). A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
O levantamento está registado no TSE com o número RS-03300/2026. Os resultados indicam uma disputa acirrada, com Zucco se mostrando o principal nome na corrida pelo governo do estado, mas com a possibilidade de uma reviravolta no segundo turno.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!