Zona do Euro e União Europeia: Crescimento Econômico Acelera em 2025!

Zona do Euro e UE mostram crescimento! O PIB avança 0,3% em 2025. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crescimento Econômico da Zona do Euro e União Europeia em 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro apresentou um avanço de 0,3% no quarto trimestre de 2025, em relação ao trimestre anterior, conforme dados preliminares divulgados nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, pelo Eurostat, o órgão de estatísticas da União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa expansão se manteve consistente, com um ritmo de 0,3% também registrado no terceiro trimestre do ano.

Desempenho Trimestral e Anual

Considerando os 27 países da União Europeia, o crescimento econômico foi de 0,3% no quarto trimestre. Em comparação com o trimestre anterior, o bloco registrou uma alta de 0,4%. No ano, o desempenho desacelerou ligeiramente. O PIB da zona do euro cresceu 1,3% no quarto trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, que havia apresentado um avanço de 1,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados da União Europeia

Na União Europeia, a alta foi de 1,5%, um pouco abaixo dos 1,6% registrados de julho a setembro. No acumulado de 2025, a economia da zona do euro expandiu 1,5%, com base em estimativas de dados trimestrais ajustados por efeitos sazonais e de calendário.

A alta anual na União Europeia foi de 1,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Mercado de Trabalho

Os dados também indicam um cenário positivo no mercado de trabalho. O número de pessoas ocupadas cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2025, tanto na zona do euro quanto na União Europeia, em comparação com o trimestre anterior. O avanço havia sido de 0,2% na zona do euro e de 0,1% no bloco de julho a setembro.

No comparativo com o mesmo período de 2024, o emprego subiu 0,6% na zona do euro e 0,7% na União Europeia. No acumulado de 2025, o aumento foi de 0,7% e 0,5%, respectivamente. Esses números reforçam a ideia de um crescimento econômico moderado, acompanhado por uma expansão gradual do mercado de trabalho no bloco europeu.

Sair da versão mobile