Na hora em que o relógio apontava para os 5 minutos do segundo tempo da prorrogação, durante a final da Copa do Mundo de 2006, Zinedine Zidane desferiu uma cabeçada em Marco Materazzi. O momento, que consagrou a França como campeã na disputa de pênaltis, é lembrado como um dos mais icônicos da história dos Mundiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma curiosidade pouco conhecida é que a cabeçada não foi o único incidente de raiva naquela Copa. A organização do local, o Estádio de Leipzig, que hoje é a Red Bull Arena, decidiu preservar a memória desse evento.
O Amassado na Porta
Ao lado do vestiário, uma porta de metal apresenta um amassado, registrado como um testemunho daquele dia. Funcionários do RB Leipzig, clube que adquiriu o estádio, relatam que Zidane, em um momento de fúria após o empate com a Coreia do Sul por 1 a 1 na fase de grupos, chocou a porta com o pé.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As marcas das travas da chuteira ainda são visíveis. Uma inscrição em alemão, “Em memória de Z”, indica o ocorrido. Esse episódio ilustra a intensidade da competição e a paixão dos jogadores.
A História da Red Bull Arena
O local onde hoje se encontra a Red Bull Arena teve sua origem como Zentralstadion, inaugurado na década de 1950. Originalmente com capacidade superior a 100 mil torcedores, o estádio foi palco de importantes jogos e eventos. No entanto, devido ao enfraquecimento do futebol na região leste da Alemanha, o estádio foi fechado em 2000 devido à deterioração das instalações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 2000, iniciou-se a construção de uma nova arena, inaugurada em 2004 e que se tornou sede da Copa do Mundo de 2006.
O Jogo Argentina x México
Em 2010, o RB Leipzig começou a utilizar a arena para seus jogos, e em 2016, adquiriu a propriedade. Apesar do dia de fúria de Zidane na fase de grupos, o empate entre França e Coreia do Sul não foi o jogo mais relevante disputado no estádio durante a Copa de 2006.
A única partida de mata-mata realizada em Leipzig, a vitória da Argentina sobre o México por 2 a 1 nas oitavas de final, ficou marcada como o confronto mais importante da arena naquele Mundial. O gol de Maxi Rodríguez, considerado um dos mais bonitos de todas as Copas pela plataforma Fifa+ , garantiu a classificação da Argentina à fase seguinte.
Jogos Marcantes no Estádio de Leipzig
Sérvia e Montenegro 0 x 1 Holanda – Fase de grupos
Espanha 4 x 0 Ucrânia – Fase de grupos
Coreia do Sul 1 x 1 França – Fase de grupos
Irã 1 x 1 Angola – Fase de grupos
Argentina 2 x 1 México – Oitavas de final
