Zhang Youxia, figura-chave do exército chinês, é investigado por irregularidades

Governo Chinês investiga general Zhang Youxia e afasta Liu Zhenli. Expurgo militar gera especulações sobre o Comitê Permanente do PCCH.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Afastamento de General Chinês Despertam Especulações

O governo chinês removeu o general Zhang Youxia, de 75 anos, de suas posições nas forças armadas e iniciou uma investigação formal devido a “graves violações disciplinares e legais”. A decisão foi comunicada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China, com o anúncio feito pelo Ministério da Defesa no sábado, 24 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O general Liu Zhenli também foi afastado e está sob investigação pelas mesmas razões. Zhang Youxia era um aliado de longa data do presidente do Partido Comunista da China e membro do Birô Político, o grupo de 24 membros que formam a principal estrutura de tomada de decisão do governo chinês.

Os integrantes do Birô Político do PCCH só ficam abaixo dos 7 membros do Comitê Permanente do Birô Político, liderado por Xi Jinping. Youxia também exercia o cargo de vice-presidente da Comissão Militar Central, também sob o comando de Xi Jinping.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Defesa da China, Zhang Youxia ocupou pelo menos 12 cargos governamentais desde 2013, ano em que Xi Jinping assumiu a presidência da China. O general ingressou no PLA (Exército de Libertação Popular) em 1968. Ele é filho de um militar chinês que participou da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945) e que posteriormente alcançou o posto de general.

Essa relação familiar historicamente conferia a Youxia um status de considerável influência dentro do governo chinês. A saída de Youxia alimenta especulações na mídia internacional sobre um possível expurgo de militares de alta patente no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em outubro, o governo chinês já havia expulsado nove generais do PLA e os colocou sob investigação.

A última aparição pública de Youxia foi em 22 de dezembro de 2025, durante uma cerimônia da Comissão Militar Central, na qual Xi Jinping também estava presente.

Sair da versão mobile