Zelensky Enfatiza Necessidade de Apoio Financeiro Europeu por Dois a Três Anos
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou a necessidade de um apoio financeiro europeu contínuo por um período de dois a três anos para combater as forças invasoras russas. Ele enfatizou a importância de um compromisso financeiro estável por parte dos líderes europeus, ressaltando que o esforço de guerra não se estenderá por décadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky mencionou a proposta da Comissão Europeia de descongelar gradualmente ativos russos, visando financiar a Ucrânia. Kiev depende crucialmente do apoio militar e financeiro de seus aliados internacionais para enfrentar o Exército russo, que iniciou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Os governantes da União Europeia solicitaram, recentemente, que a Comissão Europeia apresentasse opções para garantir o financiamento da Ucrânia por um período adicional de dois anos. Essa proposta contempla a possibilidade de um empréstimo utilizando os recursos financeiros estatais russos atualmente congelados pelo bloco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky afirmou que, dependendo da duração do conflito, os fundos serão destinados à recuperação ou ao fornecimento de armas. Ele destacou a ausência de alternativas para a Ucrânia diante da situação.
Além disso, Zelensky solicitou ao presidente dos Estados Unidos, , que exerça pressão sobre o presidente Xi Jinping, buscando uma redução do apoio russo durante a reunião bilateral na Coreia do Sul. Ele acredita que essa ação poderia ser “uma das ações fortes” de Trump, especialmente se a China estivesse disposta a diminuir as importações de produtos russos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O presidente ucraniano também mencionou a consolidação das forças russas na cidade de Pokrovsk (leste da Ucrânia), um antigo centro ferroviário que Moscou tem buscado conquistar desde o início da invasão.
