Líderes da OTAN conversaram por ligação e avaliaram os ataques russos ao sistema energético da Ucrânia.
Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, conversaram por telefone neste sábado (11). A discussão central foi sobre os ataques realizados pela Rússia contra os sistemas de energia e de defesa aérea ucranianos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder ucraniano compartilhou a experiência em uma postagem na rede social X, relatando uma conversa considerada muito positiva e produtiva com o republicano. Zelensky também expressou reconhecimento pelo acordo alcançado no Oriente Médio, classificando-o como uma “conquista extraordinária”.
Em sua mensagem no X, Zelensky afirmou que informou Trump sobre os ataques russos ao sistema energético do país e que valorizou a “disposição em nos apoiar”. Ele ressaltou a importância do apoio americano diante da situação.
Segundo o presidente ucraniano, os líderes também analisaram oportunidades para fortalecer a defesa aérea de Kiev, além de discutir acordos em andamento para garantir essa proteção. “Há boas opções e ideias sólidas sobre como realmente nos fortalecer. É preciso haver prontidão do lado russo para se engajar em uma diplomacia real — isso pode ser alcançado por meio da força. Obrigado, Sr. Presidente!”, escreveu ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!