Zelensky abre para reunião Trump-Putin sobre acordo de paz na Ucrânia

Biden e Putin se encontram em cúpula para negociar acordo de paz na Ucrânia. Segunda reunião bilateral após encontro no Alasca.

1 min de leitura

(COMBO) This combination of pictures created on August 06, 2025 shows, L/R, Russia's President Vladimir Putin in Saint Petersburg, Russia on June 20, 2025, US President Donald Trump at RAF Lossiemouth, Scotland on July 29, 2025 and Ukraine's President Volodymyr Zelensky in Strasbourg, France, on June 25, 2025. US President Donald Trump is open to meeting with Russian counterpart Vladimir Putin and Ukraine's Volodymyr Zelensky, the White House said on August 6, 2025. The meeting could take place as early as next week, The New York Times newspaper reported, citing unnamed sources. (Photo by AFP)

Zelensky Manifesta Disponibilidade para Cúpula em Budapeste com Trump e Putin

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, expressou sua disposição em participar de uma cúpula entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e americano, Donald Trump, caso receba um convite formal. A reunião, que envolveria também o encontro entre Trump e Putin, representa a segunda tentativa de negociação para alcançar um acordo de paz na Ucrânia, sucedendo a primeira realizada em agosto no Alasca.

Zelensky declarou: “Se me convidarem a Budapeste, se for um convite em um formato no qual nos reunamos os três, ou como é chamado, diplomacia itinerante, o presidente Trump se reúne com Putin e o presidente Trump se reúne comigo, então, em um formato ou outro, estamos de acordo”. A cúpula busca estabelecer um diálogo direto entre os líderes para tentar resolver o conflito.

Donald Trump anunciou recentemente sua intenção de se reunir com Putin em Budapeste “nas próximas duas semanas”, em linha com sua promessa de solucionar a guerra na Ucrânia após retornar à Casa Branca. A iniciativa visa acelerar o processo de paz e alcançar uma resolução diplomática.

Zelensky criticou a posição do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que é considerado o principal aliado de Putin na Europa e tem se oposto ao apoio militar e diplomático à Ucrânia. O presidente ucraniano expressou ceticismo em relação à capacidade de Orban de promover uma solução positiva para a situação.

“Não acredito que um primeiro-ministro que bloqueia a Ucrânia em todos os âmbitos possa fazer algo positivo para os ucranianos ou apresentar uma contribuição equilibrada”, afirmou Zelensky sobre Orban.

LEIA TAMBÉM!

Com informações da AFP

Sair da versão mobile