Vladimir Putin reforça confiança em vitória russa na Ucrânia em discurso de Ano Novo. Líder russo apela ao apoio aos “heróis” e aos “combatentes” na Ucrânia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, proferiu um discurso de Ano Novo nesta quarta-feira (31), reafirmando a crença do país em uma vitória no conflito ucraniano, que se estende há quatro anos. Em um momento em que os Estados Unidos buscam soluções para o impasse, o líder russo instou seus cidadãos a “apoiar os heróis” que lutam no país vizinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O discurso foi transmitido da península de Kamchatka, a região mais oriental da Rússia e a primeira a entrar em 2026.
Putin também direcionou votos de Feliz Ano Novo aos “combatentes e comandantes” na Ucrânia, declarando: “Milhões de pessoas em toda a Rússia, acreditem, pensam em vocês”. Este discurso marca o quarto Ano Novo russo desde o início da ofensiva, um período marcado por um elevado custo humano, com estimativas de baixas militares em ambos os lados que variam em dezenas ou centenas de milhares.
O dia 31 de dezembro também coincidiu com o 26º aniversário da ascensão de Putin ao poder. Ele assumiu a presidência da Rússia na véspera de Ano Novo de 1999, após a renúncia de Boris Yeltsin. A tradição do discurso televisivo de Ano Novo, iniciada pelo dirigente soviético Leonid Brejnev, continua sendo um evento central nas celebrações russas, acompanhado por milhões de pessoas em suas casas e transmitido pela televisão estatal pouco antes da meia-noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!