Vladimir Kramnik investigado após morte de Daniel Naroditsky

Vladimir Kramnik investigado por assédio após morte de Daniel Naroditsky, que já era acusado de trapaça em jogos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) anunciou que está conduzindo uma investigação sobre o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik, em relação a acusações de assédio moral. A investigação ocorre após o falecimento de Daniel Naroditsky, um renomado grande mestre americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naroditsky, um grande mestre americano que ganhou destaque online através de transmissões e aulas, faleceu inesperadamente aos 29 anos, conforme comunicado pela sua família e pelo Charlotte Chess Center na segunda-feira (20). A causa da morte permanece desconhecida.

Kramnik, campeão mundial entre 2000 e 2007, havia acusado Naroditsky repetidamente de trapacear em jogos online. Naroditsky negou essas acusações, mencionando o impacto negativo que a campanha de Kramnik causou em sua saúde mental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O problema é que, desde o incidente com Kramnik, sinto que se começo a me sair bem, as pessoas assumem as piores intenções”, disse Naroditsky, ressaltando o efeito persistente da situação.

Kramnik, por sua vez, classificou a investigação da FIDE como “insultuosa”, “injusta” e “orquestrando uma vergonhosa campanha de assédio contra mim e meus entes queridos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Após a morte de Naroditsky, outros jogadores expressaram sua discordância com a conduta de Kramnik. Magnus Carlsen classificou a conduta de Kramnik como “horrível”, enquanto Hikaru Nakamura descreveu a campanha contra supostas trapaças como “absurda” e “insana”.

De acordo com a Associated Press, Kramnik acusou Naroditsky pela primeira vez de trapacear em jogos online em outubro passado, sem apresentar evidências concretas. A situação gerou controvérsia no mundo do xadrez.

Sair da versão mobile