VirtuGNL e GNL: Novo Gás Natural Impulsiona Logística no Brasil em 2026

VirtuGNL e GNL: José Moura Jr. defende GNL como alternativa ao diesel no transporte de cargas. A estratégia visa reduzir emissões e flexibilidade no setor.

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(Imagem de reprodução da internet).

O Brasil apresenta uma chance de transformar sua logística de transporte de cargas pesadas, utilizando o Gás Natural Liquefeito (GNL) como alternativa ao diesel. Essa visão é defendida por José Moura Jr., fundador da VirtuGNL. Ele compartilhou suas ideias ao Poder360, em uma entrevista realizada na quarta-feira, 5 de novembro de 2025, após participar do seminário “Energia e desenvolvimento regional: convergência para o Brasil do Futuro”.

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O evento foi organizado pela Eneva, parceira da VirtuGNL, e pelo jornal digital, no B Hotel, em Brasília.

Transição para o GNL: Benefícios Ambientais e Flexibilidade

A estratégia da VirtuGNL foca no deslocamento do transporte movido a diesel para o GNL. Inicialmente, a transição será feita com GNL fóssil, o que já proporciona reduções significativas nas emissões. Estima-se uma diminuição de 20% a 25% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) e uma eliminação de 95% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) em comparação com o diesel.

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Independência da Infraestrutura

Um dos principais diferenciais da VirtuGNL é a independência da infraestrutura de gasodutos. José Moura Jr. ressaltou que, ao contrário dos gasodutos, que exigem investimentos de grande escala para serem viáveis, o GNL oferece flexibilidade. Ele explicou que os pontos de abastecimento da empresa estão localizados em GNL, permitindo que os caminhões sejam abastecidos sem a necessidade de gasodutos.

Corredores Logísticos e Expansão

A empresa planeja criar “corredores” logísticos com postos de abastecimento próprios. Atualmente, a VirtuGNL já está desenvolvendo rotas no Maranhão e no Pará, com o objetivo de escoar o GNL até o Sudeste, alcançando as principais rodovias federais até o final de 2026 e início de 2027.

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O potencial de mercado é considerável, considerando que o transporte rodoviário no Brasil consome cerca de 120 milhões de litros de diesel por dia.

Desafios para a Consolidação da Tecnologia

José Moura Jr. identificou dois desafios cruciais para a consolidação da tecnologia: a segurança jurídica dos contratos e a agilidade das agências reguladoras. Ele enfatizou a importância de uma avaliação técnica rápida por parte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ressaltando que a velocidade no tratamento de novos conceitos é fundamental para destravar investimentos.

A VirtuGNL trabalha em parceria com a Scania, que produz os caminhões adaptados no Brasil, e com a Eneva, de quem compra a molécula de GNL no Campo do Parnaíba (MA).

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