Viridis Mining & Minerals recebe financiamento da Bpifrance para Projeto Colossus em Minas Gerais. A mineradora australiana conquista apoio para projeto de terras raras
A mineradora australiana Viridis Mining & Minerals anunciou, em fato relevante ao mercado, que o Projeto Colossus, localizado em Minas Gerais e rico em reservas de terras raras, foi considerado elegível para financiamento da Bpifrance Assurance Export, agência de crédito à exportação do governo francês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este reconhecimento reforça o caráter estratégico do projeto para a cadeia ocidental de suprimentos de minerais críticos.
A Bpifrance Assurance Export atua como o braço financeiro do governo francês, oferecendo apoio a empresas e projetos considerados estratégicos. O Projeto Colossus foi incluído no programa “Garantie de Prêt Stratégique” (Garantia de Empréstimo Estratégico), que oferece garantia soberana parcial sobre financiamentos bancários de iniciativas classificadas como de interesse nacional e geopolítico para a França e seus parceiros.
Com a elegibilidade confirmada, o empreendimento passará por uma etapa de due diligence, que envolve análises técnicas, financeiras e de crédito detalhadas conduzidas pela Bpifrance. O Projeto Colossus, que abriga reservas de argilas iônicas ricas em neodímio, praseodímio, térbio e disprósio, já conta com apoio financeiro do BNDES, formalizado em julho de 2025.
O centro de pesquisa, localizado no parque industrial de Poços de Caldas, Minas Gerais, servirá como base para a produção experimental de carbonato misto de terras raras. A planta, com capacidade para processar 100 quilos por hora de minério bruto, funcionará como uma unidade de demonstração, voltada a validação de parâmetros técnicos, otimização operacional e preparação comercial do desenvolvimento de terras raras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O início das operações está previsto para o segundo trimestre de 2026. O objetivo é gerar amostras de produto para qualificação de parceiros de offtake, ou seja, empresas que poderão firmar contratos de compra antecipada da produção futura.
O licenciamento ambiental é hoje a principal prioridade da Viridis. O estudo e relatório de impacto ambiental foram apresentados em janeiro de 2025, e a expectativa é de que a licença prévia seja concedida em breve.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!