Vietnã evacua 250 mil pessoas do litoral antes do tufão Bualoi

Tempestade causa morte de 11 na Filipinas e avança com ventos de 130km/h, ameaçando continente neste domingo.

28/09/2025 9:04

1 min de leitura

QUEZON CITY (Philippines), 26/09/2025.- An emergency response worker checks on residents of a flood-prone village staying at an evacuation center used as a precaution against possible storm effects in Quezon City, Metro Manila, Philippines 26 September 2025. The Philippines' weather bureau has projected severe tropical storm Bualoi to be in the vicinity of Occidental Mindoro province in the central Philippines. Citizens have been reminded to take precautions against possible flooding and strong winds. (tormenta, Filipinas) EFE/EPA/ROLEX DELA PENA
QUEZON CITY (Philippines), 26/09/2025.- An emergency response wo...

Tufão Bualoi Ameaça Áreas Costeiras do Vietnã

O Vietnã está se preparando para evacuar mais de 250 mil moradores de áreas costeiras neste domingo (28). A medida preventiva visa proteger a população antes da chegada do tufão Bualoi, que se move em direção à região central do país, uma área crucial para a produção de aço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tempestade, que já causou a morte de 11 pessoas nas Filipinas, apresenta ventos de 130 quilômetros por hora. Espera-se que o tufão atinja o continente por volta das 19h00 (09h00 de Brasília), conforme informações da agência meteorológica local.

Evacuação em Danang e Hue

A cidade de Danang, principal centro do Vietnã no centro, planeja evacuar mais de 210.000 moradores. Adicionalmente, mais de 32.000 residentes da cidade de Hue serão transferidos para locais seguros, buscando garantir a segurança da população.

Preparativos em Ha Tinh

Em Ha Tinh, um importante centro produtor de aço, mais de 15.000 moradores também serão levados para escolas e centros médicos temporários. Esses abrigos temporários são essenciais para garantir a proteção da população durante a passagem do tufão.

Mobilização Militar e Restrições

Quase 117.000 militares foram mobilizados para auxiliar na proteção dos moradores. Para aumentar a segurança, quatro aeroportos locais foram fechados e todos os barcos de pesca na rota do tufão foram instruídos a retornar ao porto. Essas medidas visam minimizar os riscos e proteger a população.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):