Vice-Presidente eleva mistura de etanol na gasolina a 32%

Governo aumenta mistura de etanol na gasolina, buscando reduzir importações e fortalecer soberania energética.

27/06/2026 23:28

2 min

posto-gasolina-1080-848×477-1-848×477-1
posto-gasolina-1080-848×477-1-848×477-1

O vice – presidente da República, (PSB), anunciou neste sábado (20.jun.2026) que o governo elevará a mistura obrigatória de etanol na gasolina de 30% (E 30) para 32% (E 32). A decisão, que depende da aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), visa fortalecer a soberania energética do país e reduzir a dependência de importações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CNPE, presidido pelo ministro de Minas e Energia, se reunirá na 4ª feira (24.jun) para analisar a proposta. O anúncio foi feito durante uma visita do vice – presidente à Ferrovia Estadual de Mato Grosso, em Dom Aquino (MT), e reforça o argumento já defendido pelo presidente (PT) e pelo ministro Gilberto Silveira.

Contexto da Aumento da Mistura de Etanol

A medida surge em um cenário de crescente pressão do setor de biocombustíveis, que busca reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de combustíveis, especialmente em momentos de instabilidade geopolítica, como a guerra no Irã.

A expectativa é que o aumento da mistura de etanol impulsione o mercado nacional e reduza os preços da gasolina.

A deliberação do CNPE foi adiada em diversas ocasiões nos últimos meses, inicialmente marcada para 7 de maio e posteriormente cancelada devido à agenda do ministro Gilberto Silveira, que acompanhou o presidente Donald Trump em uma reunião com o presidente Lula.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pressão por essa mudança já vinha de diversos setores, incluindo congressistas, associações e empresas do setor de biocombustíveis.

Impactos e Projeções

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aprovação da mistura E 32 pode reduzir em cerca de 450 milhões de litros a importação de gasolina pelo Brasil. O vice – presidente (PSB) e outros membros do governo, incluindo o ministro Gilberto Silveira, acreditam que essa medida trará benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia, além de fortalecer a soberania energética do país.

A expectativa é que a deliberação do CNPE seja formalizada sem grandes divergências, consolidando uma medida já defendida publicamente pelo presidente Lula e pelo Ministério de Minas e Energia. A nova mistura de etanol na gasolina deverá impulsionar o setor de etanol e aumentar sua participação no mercado nacional.

Repercussão e Próximos Passos

A reunião do CNPE, prevista para a 4ª feira (24.jun), marcará um ponto crucial para a implementação da medida. A aprovação do conselho permitirá que o governo avance com o aumento da mistura de etanol na gasolina, um objetivo já almejado por diversos setores da economia brasileira.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!