O verão no Brasil está se aproximando. Você sabe o que esse fenômeno significa? Trata-se de um período curto de calor intenso durante o inverno ou a primavera. Pode surpreender muitas pessoas com altas temperaturas, mesmo enquanto outras regiões ainda enfrentam o frio. Esse fenômeno meteorológico ocorre principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Qual é o Verâneo no Brasil?
O verão seco no Brasil representa um fenômeno climático passageiro, marcado pela falta de precipitações e por uma elevação notável das temperaturas, com uma duração que varia de sete a doze dias.
As temperaturas podem atingir valores típicos de verão, o que é incomum para as estações em questão. Segundo a Climatempo, isso ocorre durante a transição entre o inverno e a primavera.
Quais são os motivos do Verâneo?
O verâneo é causado por um bloqueio atmosférico, que impede a ocorrência de frentes frias no país. Essas frentes são geralmente responsáveis por manter as temperaturas amenas e provocar chuvas.
LEIA TAMBÉM!
O bloqueio atmosférico se manifesta devido à presença de altas pressões atmosféricas que se estabelecem sobre áreas do Brasil, impedindo o avanço das frentes frias.
É preciso estar atento às mudanças climáticas para quem acompanha o clima.
O Verâneo causou impactos significativos no Brasil, com consequências em diversas áreas.
Como se preparar para o Verão no Brasil?
Para lidar com este fenômeno, é fundamental implementar algumas ações, como:
Qual a relevância do verâneo no Brasil? Apesar de ser passageiro, seu efeito pode ser notável na rotina.
Estar bem informado auxilia na redução dos impactos do fenômeno, assegurando que todos possam lidar de forma mais eficaz com suas ocorrências climáticas. Logo, acompanhe as previsões e proteja-se para superar os períodos de calor com segurança.
Fonte por: FDR