Venezuela Busca Estabilização Antes de Eleições, Anuncia Jorge Rodríguez
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, irmão da líder interina do país, Jorge Rodríguez (Movimento Social da Venezuela, esquerda), declarou que não haverá eleições no país enquanto não houver estabilização. A declaração foi feita à emissora norte-americana Newsmax, em entrevista que foi ao ar na segunda-feira (9 de fevereiro de 2026), mais de um mês após os Estados Unidos terem detido Nicolás Maduro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos trabalhando, neste momento, no que chamamos de reinstitucionalização do país, para que cada instituição possa voltar a exercer plenamente suas funções e ser reconhecida por todos”, declarou Jorge Rodríguez. “Vamos trabalhar em um cronograma que seja conveniente para todos e que garanta não apenas aos vencedores, mas também aos que não vencerem, que todas as garantias serão mantidas e oferecidas por ambas as partes envolvidas”, disse.
O líder do Parlamento afirmou que o diálogo entre os dois países melhorou significativamente desde a captura de Maduro por forças norte-americanas. “Tivemos uma relação muito intensa com os EUA historicamente, com altos e baixos, especialmente nos últimos 25 anos”, afirmou Jorge Rodríguez. “Mas o que podemos dizer é que nos últimos 36 dias, tivemos um ótimo entendimento e relacionamento trabalhando com o governo dos EUA”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, houve avanços rápidos nas relações bilaterais. “Neste momento, temos uma oportunidade de ouro. Temos agora oportunidades para respeito mútuo, para cooperação, para construir uma situação de ganho mútuo para ambos os países, para ambos os povos”, declarou.
Sobre as conversas com o secretário de Estado dos EUA, Jorge Rodríguez afirmou que todas “têm sido baseadas em respeito mútuo”. Ele disse: “O que concordamos, e isso foi mencionado por Marco Rubio, tanto em privado quanto publicamente, é a necessidade de estabilidade para a Venezuela”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Jorge Rodríguez afirmou que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo, provavelmente as maiores reservas de ouro e está entre os países com maiores reservas de gás natural. Ele disse que esses recursos naturais precisam ser explorados adequadamente para criar benefícios concretos. “Temos agora uma indústria petrolífera que será garantida pela Venezuela e para todas as empresas que vierem para a Venezuela”, declarou.
