Venezuela e EUA retomam relações diplomáticas após captura de Maduro e Rodríguez

Relações diplomáticas entre Venezuela e EUA são restabelecidas! Governo de Nicolás Maduro e Delcy Rodríguez buscam restabelecimento de missões diplomáticas

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Relações Diplomáticas entre Venezuela e Estados Unidos são Restabelecidas

O governo venezuelano anunciou, nesta quinta-feira (9), o retorno das relações diplomáticas com os Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo chanceler Yván Gil Pinto, seis dias após o país ter sido alvo de um ataque e a captura do ex-presidente, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Delcy Rodríguez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão surge em meio à condenação venezuelana à agressão criminal, considerada ilegítima e ilegal, contra o território e o povo do país. O governo de Delcy Rodríguez justificou a retomada das negociações como forma de lidar com a situação envolvendo a captura de Maduro.

O comunicado oficial detalha que o governo bolivariano da Venezuela iniciará um processo diplomático exploratório com os Estados Unidos, buscando o restabelecimento de missões diplomáticas e a discussão das consequências do sequestro do Presidente da República e da Primeira-Dama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é também definir uma agenda de trabalho de interesse mútuo.

Adicionalmente, o governo venezuelano informou que um grupo de diplomatas americanos está a caminho do país para as discussões. A embaixada americana na Venezuela, que estava fechada desde 2019, sob o governo de Hugo Chávez, será um dos temas a serem abordados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile