Venezuela classifica como “mentira ridícula” designação do Cartel de los Soles como terrorista. EUA intensificam pressão sobre Maduro com mobilização militar e acusações
A chancelaria venezuelana classificou nesta segunda-feira (24) como “mentira ridícula” a designação do suposto Cartel de los Soles como organização terrorista, uma medida vinculada por Caracas ao presidente. A designação foi anunciada em meio à mobilização militar iniciada em agosto pela administração venezuelana no Caribe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No fim de semana, seis companhias aéreas cancelaram suas conexões com a Venezuela após um alerta dos Estados Unidos à aviação civil sobre um “aumento da atividade militar” durante as manobras militares. A Administração Federal de Aviação (FAA) instou as aeronaves que circulam pelo espaço aéreo venezuelano a “extremar a precaução” devido ao “agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar na Venezuela e arredores”.
Caracas rejeitou formalmente a designação, afirmando que se trata de uma “mentira infame e vil para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela”. O governo venezuelano acusa a administração de que a mobilização militar busca derrubar o presidente Maduro e se apropriar das vastas reservas de petróleo do país.
Forças americanas mataram pelo menos 83 pessoas que Washington acusa de transportar drogas em águas do Caribe e do Pacífico, segundo um levantamento da AFP com base em dados públicos. O governo venezuelano classifica os bombardeios a embarcações como “execuções extrajudiciais”.
Os Estados Unidos incluem nessa lista grupos islamistas, separatistas, guerrilhas e, mais recentemente, gangues e organizações de drogas do México e da Colômbia. Especialistas consideram que a declaração abre para Washington um leque de possibilidades, tanto militares quanto de sanções, para continuar exercendo pressão sobre Maduro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!