Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Venezuela acusa os EUA de violarem águas territoriais e atacarem pescadores venezuelanos no Caribe

Venezuela acusa os EUA de violarem águas territoriais e atacarem pescadores venezuelanos no Caribe

Militares americanos abordaram nove trabalhadores, conforme informações do governo.

Por: redacao

13/09/2025 17:08

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo da Venezuela denunciou, no sábado (13), que um barco pesqueiro venezuelano, com nove pescadores de atum a bordo, foi atacado por fuzileiros navais, a bordo do destróier de mísseis da Marinha dos Estados Unidos, o USS “Jason Dunham”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o comunicado do governo venezuelano, o ataque ocorreu na sexta-feira (12), a 48 milhas náuticas a nordeste da Ilha de La Blanquilla, situada em águas que pertencem à Zona Econômica Exclusiva (ZEE) da Venezuela.

A Marinha mobilizou 18 militares com armas de longo alcance que abordaram e tomaram a pequena embarcação por oito horas, interrompendo a comunicação e as atividades de pesca dos pescadores que realizavam a pesca autorizada de atum, em uma operação que não possui qualquer proporcionalidade estratégica e representa uma provocação direta pelo uso ilegal de meios militares excessivos, conforme relatou o governo venezuelano no comunicado.

O governo de Donald Trump tem aumentado a presença militar na região do Caribe, com o objetivo de “combater o narcotráfico”, através do envio de tropas, embarcações e submarinos equipados com armamento pesado.

Antes do início da operação militar, em agosto, o Departamento de Estado dos EUA elevou a recompensa pela prisão do presidente Nicolás Maduro para US$ 50 milhões. Sem apresentar evidências, a instituição governamental americana acusou o líder venezuelano de ser o líder do Cartel dos Sóis, uma suposta organização criminosa, sobre a qual não existem informações oficiais.

Leia também:

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última semana, as Forças Armadas da Bolivariana da Venezuela (FANB) divulgaram uma declaração oficial, segundo a qual o governo dos Estados Unidos pretende “fabricar um incidente de falso positivo” que serviria como “pretexto para justificar uma agressão militar” contra o país sul-americano. Na nota divulgada neste sábado, o governo venezuelano reiterou suas denúncias das provocações.

Aqueles que incitam essas provocações buscam um pretexto para justificar o aumento da guerra no Caribe, visando promover sua política falida de mudança de regime, que foi rejeitada pelo próprio povo americano. Ao expor seus soldados e oficiais como alvos e arriscar suas vidas novamente, eles estão revivendo a história de outros eventos que resultaram em guerras prolongadas, como a do Vietnã.

O ocorrido reflete o comportamento vergonhoso de setores políticos em Washington, que irresponsavelmente utilizam recursos militares caros e soldados treinados como justificativas para promover aventuras bélicas, prejudicando ainda seu próprio prestígio e honra militar por meio dessa manobra grotesca e exagerada.

As Forças Armadas estão em prontidão para defender a soberania nacional.

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas continuam monitorando o incidente envolvendo o barco de pescadores e oferecem apoio aos trabalhadores afetados pelo ataque.

Por fim, o governo venezuelano solicitou ao governo de Donald Trump o fim das hostilidades e das ameaças contra seu país. “O governo venezuelano exige que os Estados Unidos cessem imediatamente essas ações, que colocam em risco a segurança e a paz do Caribe. Além disso, apela ao povo americano para que reconheça a gravidade dessas manobras e rejeite o uso de seus soldados como peças sacrificiais para sustentar os desejos de uma elite gananciosa e predatória”, afirma a nota.

O país reafirma seu compromisso com a paz e seguirá defendendo sua soberania e a segurança de suas águas contra qualquer ameaça.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ataqueEstados UnidospescadoresVenezuelaZEE
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Alckmin cobra civilidade no Congresso após confusão com Glauber Braga

09/12/2025 22:21 | 1 min de leitura

● Ministros do PT criticam PL da Dosimetria e tumulto na Câmara com Bolsonaro

10/12/2025 0:33 | 2 min de leitura

● Governo lança plano para resgatar Correios com apoio financeiro do Tesouro

09/12/2025 22:23 | 1 min de leitura

● São Paulo conquista título da Copa do Brasil Sub-20 com vitória de 2 a 1!

09/12/2025 22:30 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!