Vendaval em SP causa apagões: Enel enfrenta multa e 498 mil sem luz

Vendaval atinge SP e causa apagões: Enel enfrenta pressão judicial e 498 mil imóveis sem luz em São Paulo. Multa de R$ 200 mil/hora!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um vendaval severo, que afetou o estado de São Paulo entre quarta e quinta-feira (10 e 11 de dezembro de 2025), causou interrupções significativas no fornecimento de energia elétrica. A Enel Distribuição São Paulo reportou que, até o domingo (14 de dezembro), 498.135 imóveis ainda estavam sem energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos consumidores afetados residia na capital paulista, com 365.428 unidades, seguida por Embu (15.954) e São Bernardo do Campo (14.625).

Desafios no Restabelecimento

O evento climático, que incluiu rajadas de vento de até 82,8 km/h e ventos contínuos superiores a 70 km/h, apresentou desafios consideráveis para as equipes de restabelecimento. A Enel Distribuição mobilizou um número recorde de profissionais, com quase 1.800 equipes em campo durante a quinta-feira, mas a natureza persistente das rajadas de vento causou novas interrupções enquanto as equipes trabalhavam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de Clientes Impactados

A concessionária informou que, até o momento, conseguiu restabelecer o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados pelo vendaval. A empresa utilizou sistemas de automação e o trabalho intensivo das equipes em campo para acelerar o processo de restabelecimento.

Reações e Decisões Judiciais

A situação foi acompanhada por uma decisão judicial que impõe à Enel Distribuição São Paulo um prazo máximo de 12 horas para normalizar o fornecimento de energia aos consumidores afetados, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora. A juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha criticou a falta de um plano de contingência eficaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile