A pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil projeta um volume de vendas no comércio varejista brasileiro de R$ 84,9 bilhões para o Natal de 2025. O estudo prevê que 124,3 milhões de consumidores participarão das compras, com a intenção de adquirir, em média, quatro presentes por pessoa.
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A projeção indica um aumento de quase 30% em relação aos gastos de 2023.
Principais Destinatários e Valores Médios
A pesquisa aponta que os filhos são o principal alvo de presentes, sendo escolhidos por 58% dos consumidores. As mães e o cônjuge também figuram entre os presentes mais procurados, com 46% e 40% das escolhas, respectivamente. O pai e os irmãos também são destinatários frequentes, com 23% e 23% das compras, respectivamente.
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Para aqueles que optam por presentes de maior valor, filhos e cônjuges são os mais indicados, com 28% e 19% das escolhas, respectivamente.
Tendências de Compra e Formas de Pagamento
A procura por roupas é a maior tendência, com 52% das intenções de compra. Perfumes e cosméticos, calçados, brinquedos e acessórios também se destacam, com 36%, 30%, 30% e 22% das intenções, respectivamente. Um ponto relevante da pesquisa é o aumento da procura por experiências, com 43% dos consumidores preferindo presentes como viagens, jantares ou shows em vez de produtos materiais.
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Canais de Compra e Comportamento do Consumidor
As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compra, com 36% das escolhas em lojas de departamento e 31% em shopping centers. A compra online também cresce, com 58% dos consumidores planejando adquirir pelo menos um presente pela internet, representando 94,2 milhões de pessoas.
A maioria dos presentes (70%) será adquirida online. A pesquisa revela que 82% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes de efetuar suas compras, buscando economizar.
Formas de Pagamento
As principais formas de pagamento serão o Pix (54%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (28%) e dinheiro (23%). A análise do comportamento do consumidor indica uma busca por otimização de gastos e uma diversificação nas escolhas de presentes.
