Varejo de SP prevê faturamento de R$ 149,7 bi em Natal de 2025 com cautela

Varejo em SP projeta faturamento de R$ 149,7 bi em Natal de 2025 com crescimento de 4%. FecomercioSP aponta cautela e estratégias de contenção.

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(Imagem de reprodução da internet).

O setor varejista de São Paulo demonstra otimismo em relação ao Natal de 2025, prevendo um aumento nas vendas. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que 60,5% das empresas observaram um crescimento nas vendas em dezembro, comparado com o mesmo período de 2024.

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Apesar desse cenário positivo, as empresas adotaram estratégias mais conservadoras, refletindo a incerteza econômica.

Estratégias de Contenção do Varejista

A pesquisa indica que o varejo paulista reduziu o número de funcionários temporários, limitou as promoções e diminuiu os níveis de estoque. 76% das empresas não contrataram temporariamente para a época festiva. Aquelas que optaram por contratar mantiveram o mesmo número de vagas em relação ao ano anterior.

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Preços e Estoques

Para 47% dos entrevistados, os preços dos produtos permanecem estáveis em comparação com o Natal de 2024. Contudo, 45% relataram um aumento nos valores. Em face das incertezas, 54% das empresas não promoveram descontos, utilizando a manutenção de preços como tática para atrair consumidores. Além disso, 59% dos empresários tiveram menor disponibilidade de mercadorias para a data, demonstrando cautela.

Projeções de Faturamento

A FecomercioSP estima que o varejo paulista deverá alcançar um faturamento de R$ 149,7 bilhões em dezembro de 2025, representando um crescimento de 4%. Essa projeção é menor que o crescimento de 7,3% registrado em dezembro de 2024. Para o ano de 2025, a federação projeta um crescimento de 5% nas vendas do varejo paulista.

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Considerações Finais

A pesquisa, conduzida em dezembro de 2025 com 200 empresas da capital paulista, ilustra um cenário de cautela e otimismo no setor varejista, com projeções de crescimento, mas com estratégias de gestão focadas na redução de custos e na adaptação às condições econômicas.

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