Vendas Varejistas Aumentam em Novembro
As vendas do comércio varejista apresentaram um crescimento de 1,0% em novembro, em relação a outubro, utilizando a série com ajuste sazonal. Este resultado superou as expectativas dos analistas financeiros, que projetavam uma alta de até 0,5% para o mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A projeção mediana era de 0,2%. Novembro foi caracterizado pela Black Friday.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses dados nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026. O documento completo (PDF – 882 kB) está disponível aqui: [Link para o documento].
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O volume de vendas do comércio varejista subiu pela segunda vez consecutiva em novembro, com um aumento de 0,5% em comparação com setembro. Em relação a novembro de 2025 (série sem ajuste sazonal), houve um crescimento de 1,3%.
O acumulado de vendas no ano atingiu 1,5%, e em 12 meses a taxa de expansão também foi de 1,5%. O IBGE informou que sete das oito atividades pesquisadas registraram aumento na passagem de outubro para novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As atividades com maior crescimento foram: equipamentos e material para escritório (4,1%); móveis e eletrodomésticos (2,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%); e combustíveis e lubrificantes (0,6%).
A única atividade que registrou queda em novembro foi a de tecidos, vestuário e calçados (-0,8%).
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e material de construção, também apresentou um desempenho positivo, com um crescimento de 0,7% em novembro em comparação com outubro. Em relação a novembro de 2024, o comércio varejista ampliado registrou uma queda de 0,3%.
O acumulado no ano foi negativo (-0,3%) e o de 12 meses teve queda (-0,2%).
