VanEck vê sinal favorável para Bitcoin após queda na atividade de mineradores. Relatório aponta correlação histórica e retorno de demanda institucional.
A gestora VanEck divulgou um relatório na última segunda-feira, 22, apresentando um indicador que pode sugerir uma retomada do movimento de alta do bitcoin. A análise da empresa aponta que a criptomoeda precisa replicar seu comportamento histórico para alcançar esse cenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Analistas da VanEck observaram que a atividade de mineradores diminuiu nas primeiras semanas de dezembro. Apesar de parecer um dado negativo, historicamente, essa redução tem sido um prenúncio de valorização futura do bitcoin.
Desde 2014, o bitcoin apresentou valorização no acumulado de 90 dias após quedas na atividade de mineradores em 65% dos casos. A gestora classifica esse indicador como um “sinal contrário”, pois a queda na atividade dos mineradores tende a impulsionar o preço da criptomoeda.
A VanEck acredita que essa “correlação histórica” está retornando no final de 2024. A redução da atividade dos mineradores em 4% nos primeiros 15 dias de dezembro pode indicar uma alta expressiva para o ativo. A gestora também destaca que a maior e mais longa a queda na atividade dos mineradores, maior tende a ser a alta do bitcoin nos 90 dias subsequentes.
O relatório da VanEck ressalta que a queda intensa do preço da criptomoeda desde o final de outubro reduziu a margem de lucro das operações de mineração, que se tornaram mais caras e complexas. Isso pode levar à saída de operações menores do segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, investidores institucionais com foco no longo prazo estão voltando a absorver a oferta de bitcoin no mercado, com destaque para reservas corporativas. Essa nova demanda pode impulsionar o preço da criptomoeda.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!