Valéria Fontes ensina estratégias para empreender e liderar equipes na BOLD HRO
Ana Paula Furlan, fundadora da BOLD HRO, revelou lições valiosas sobre como construir empresas de sucesso. Saiba mais no Poder360.

6 Lições de Maria Eduarda Silveira para Criar um Negócio de Sucesso
Maria Eduarda Silveira, fundadora da BOLD HRO, uma empresa especializada em recrutamento e desenvolvimento de executivos, compartilha seis pilares essenciais para o sucesso empreendedor. Com mais de 10 anos de experiência como headhunter, Silveira construiu sua carreira com uma base sólida, formada por estudos em instituições renomadas como Insper, Columbia Business School, Babson College e FGV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista ao Podsonhar, do Poder360, a empresária delineou esses pilares, oferecendo insights valiosos para aspirantes a empreendedores. A BOLD HRO, fundada em 2020 e sediada em São Paulo, conta com uma equipe de 10 funcionários e opera sob o regime tributário de Lucro Presumido, com natureza jurídica limitada.
Exerça o Autoconhecimento
Silveira enfatiza que o primeiro passo para empreender é o autoconhecimento. Ela defende que o propósito, que muitas vezes é apenas um nome bonito, é derivado dos nossos desejos. “Propósito é o nome bonito que a gente dá para os nossos desejos”, afirma. Para a fundadora da BOLD HRO, esse processo exige autorresponsabilidade. “Quando a gente entende quais são os nossos desejos, fica muito mais fácil de assumir uma responsabilidade”, explica. A empresária recomenda práticas como terapia e a realização de assessments, além de incentivar a busca por feedback constante.
Escolha o Modelo de Negócio Certo
Silveira relata que, ao iniciar seu negócio, tentou investir em tecnologia, mas percebeu que seu diferencial residia no relacionamento com os clientes. “Enquanto eu, Madu, estava investindo numa tecnologia, os meus clientes estavam me pedindo outra coisa”, compartilha. Essa experiência demonstra a importância de identificar o que realmente diferencia o seu negócio.
Avalie seu Apetite para Risco
Ao abrir a BOLD HRO em meio à pandemia, com contratos baseados em success fee, Silveira reconhece que o risco faz parte do empreendedorismo. “Entender o quanto você é tolerante a isso e aprender a ficar mais forte vai determinar o seu sucesso ou não”, ressalta. A empresária enfatiza a necessidade de equilibrar a ambição com a prudência.
Leia também:

Brasil Publisher Awards: 2ª edição celebra inovação com foco em IA

Sébastien Lecornu assume cargo como primeiro-ministro francês antes do fim do prazo orçamentário

Trump proibido de usar Guarda Nacional em Illinois, decide Justiça Americana
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aprenda a Lidar com Frustrações
Silveira destaca a resiliência como um pilar fundamental. “O poder de restauração, de olhar possibilidades onde tem problemas, é extremamente importante”, afirma. A empresária acredita que é preciso transformar dificuldades em aprendizado, utilizando-as como trampolim para o sucesso.
Monte o Time Certo no Começo
A fundadora da BOLD HRO explica que formar uma equipe é um dos maiores desafios no início de um negócio. “Você vai ter que vender o sonho”, diz. No estágio inicial, a empresa não possui recursos para contratar profissionais de alto nível, portanto, é preciso contratar com base no que está disponível. A empresária enfatiza a importância de estabelecer um projeto que seja interessante para atrair talentos e alinhar a contratação com a estratégia do negócio.
Engaje e Retenha Talentos
Silveira destaca que manter as pessoas certas é ainda mais desafiador do que contratá-las. “A gente acha que contratar é um desafio. Engajar e manter essas pessoas é muito mais desafiador”, explica. Conforme a empresa amadurece, é preciso dar clareza de crescimento, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e trilha de carreira. A empresária ressalta a importância de que o empreendedor amadureça alguns processos dentro de casa e alguns pilares de trilha de carreira.