Celebridades homenageiam Valentino Garavani em velório em Roma. Atrizes Anne Hathaway e Donatella Versace estão entre os presentes na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
Celebridades de diferentes países compareceram nesta sexta-feira, 23, ao velório do estilista italiano Valentino Garavani. O evento reuniu nomes centrais da moda e do entretenimento e marcou a despedida de um dos criadores mais influentes do século 20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia ocorreu na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, decorada com coroas de rosas brancas. Diante do altar, uma grande foto de Valentino homenageava o estilista, que morreu na segunda-feira, aos 93 anos, em sua casa na capital italiana.
Entre os presentes estavam a atriz americana Anne Hathaway, que chegou acompanhada do marido, Adam Shulman, e a estilista italiana Donatella Versace. Também compareceram o estilista americano Tom Ford, o diretor criativo da Valentino, Alessandro Michele, e a editora de moda Anna Wintour.
Muitos dos convidados vestiam preto, incluindo funcionários da maison Valentino. Giancarlo Giammetti, empresário e companheiro de longa data do estilista, também esteve presente. Em meio ao luto, alguns convidados usaram acessórios vermelhos — como chapéus, cachecóis e xales — em referência ao icônico “vermelho Valentino”, marca registrada do criador.
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Valentino vestiu algumas das mulheres mais elegantes do mundo, como Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy, a princesa Diana, Julia Roberts e Gwyneth Paltrow, consolidando seu nome como sinônimo de alta-costura e sofisticação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta semana, Anne Hathaway prestou homenagem ao estilista nas redes sociais, chamando-o de “titã da moda” e amigo pessoal. “Ele tornou meu mundo muito mais iluminado, grandioso e maravilhoso do que eu jamais poderia ter imaginado”, escreveu a atriz.
Antes da cerimônia desta sexta, o caixão de Valentino havia sido velado na quarta e na quinta-feira na fundação que leva seu nome, no centro de Roma, permitindo que amigos, colaboradores e admiradores se despedissem do estilista.
Segundo o site italiano Money, Valentino tinha diferentes investimentos no setor imobiliário. Além da Villa La Vignola, em Roma, o estilista também era proprietário do Castelo de Wideville, próximo a Paris, um chalé na Suíça, em Gstaad, onde frequentava durante os invernos e apartamentos em Londres e Nova York.
As propriedades são avaliadas em mais de € 100 milhões, segundo o site. O patrimônio líquido do executivo gira em torno de US$ 1,5 bilhão. Fortuna de Valentino
Após a inesperada saída de Alessandro Michele como diretor criativo da Valentino em 2022, o estilista italiano assumiu o mesmo cargo na Valentino em 2024. “É uma honra incrível. Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de ingressar em uma Maison de Couture que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de elegância distinta, refinamento e extrema graça”, disse o estilista em comunicado à época. “Procuro palavras para nomear a alegria, para considerá-la, para realmente transmitir o que sinto; os sorrisos que brotam do peito, a felicidade da gratidão que ilumina os olhos, aquele momento precioso em que a necessidade e a beleza se estendem e se encontram.
A alegria, porém, é uma coisa tão viva que tenho medo de machucá-la se me atrever a pronunciar seu nome.” A escolha de Michele teve peso do CEO da Valentino, Jacopo Venturini. Os dois trabalharam juntos na Gucci, Michele ficou sete anos na direção criativa enquanto Venturini foi vice-presidente de merchandising e mercados globais.
Valentino com sobrenome Kering
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!