A mineradora Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira, 21, os resultados de produção e vendas referentes ao terceiro trimestre de 2025 (3T25). O período de julho a setembro do ano corrente apresentou um desempenho notável, com recordes em diversas áreas. A produção totalizou 94,4 milhões de toneladas de minério de ferro, representando um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume trimestral desde 2018.
Avanços na Produção de Minério de Ferro
O aumento na produção de minério de ferro foi impulsionado principalmente pelo desempenho da mina S11D, localizada em Canaã dos Carajás, que estabeleceu um novo recorde trimestral. Além disso, o avanço do “ramp-up” (expansão gradual) dos principais projetos da empresa contribuiu significativamente para o resultado positivo.
Vendas e Preços Realizados
As vendas de minério de ferro atingiram 86 milhões de toneladas, com um crescimento de 5% na base anual. Esse aumento foi suportado pela melhoria na realização de preços, devido a prêmios mais elevados para os diferentes tipos de minério de ferro.
Desempenho em Diferentes Sistemas
A Vale registrou aumento de produção em seus sistemas Norte, Sul e Sudeste. O sistema Sudeste apresentou um crescimento de 1,1 milhão de toneladas, impulsionado pelo comissionamento da quarta linha de processamento de Brucutu e pelo avanço do projeto Capanema. O sistema Sul também registrou um aumento de 1,0 milhão de toneladas, devido ao bom desempenho do Complexo Vargem Grande.
Outras Matérias-Primas
A produção de cobre alcançou 90,8 mil toneladas, com um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionada pela produção consistente de Salobo e maiores volumes de concentrado provenientes de Voisey’s Bay e Sudbury. As vendas de cobre totalizaram 90 mil toneladas. No segmento de níquel, a produção totalizou 46,8 mil toneladas, mantendo-se estável na comparação anual, com vendas de 42,9 mil toneladas, um crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior.