Ursula von der Leyen e presidentes celebram formalização do acordo UE-Mercosul no Paraguai

Ursula von der Leyen e presidentes do Mercosul farão oficialidade de acordo UE-Mercosul no Paraguai. Marco histórico para economia global após 26 anos de negociações

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Acordo UE-Mercosul Será Formalizado no Paraguai

O tratado comercial entre a União Europeia e o Mercosul será oficializado em evento no Paraguai, neste sábado, 17. A cerimônia contará com a presença da presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, além dos presidentes da Argentina, Uruguai e Paraguai, e do ministro de relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após 26 anos de negociações, o acordo entre os dois blocos representa um marco significativo para a economia global.

Próximos Passos Após a Assinatura

Após a formalização do acordo, o processo legislativo terá início em ambos os blocos. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que o texto do tratado precisa ser validado pelos parlamentos da União Europeia e dos países que compõem o Mercosul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação do Acordo de Parceria UE–Mercosul (Empa) requer a maioria simples no Parlamento Europeu, mas exige a ratificação de todos os Estados-membros da UE.

Divisão do Acordo

O acordo se estrutura em duas partes principais: o Acordo de Parceria UE–Mercosul (Empa) e o Acordo Comercial Temporário (ITA). O Acordo de Parceria abrange áreas como cooperação e facilitação, enquanto o Acordo Comercial Temporário visa a redução de tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Cronograma de Implementação

A expectativa é que o acordo entre em vigor no segundo semestre deste ano. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a vigência do acordo deve começar no segundo semestre, após a conclusão dos trâmites legislativos e a ratificação dos Estados-membros da União Europeia.

Sair da versão mobile