A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comunicou ao presidente brasileiro que a União Europeia pretende assinar o acordo de livre comércio com o Mercosul até o dia 20 de dezembro. A informação foi divulgada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, após uma reunião bilateral com o líder brasileiro, realizada nesta quinta-feira, 5 de novembro de 2025, em Belém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cúpula da COP30 e Acordo Mercosul-UE
O encontro ocorreu no Museu Paraense Emílio Goeldi. Ursula von der Leyen participará da Cúpula de Líderes da COP30, que começa nesta quinta-feira, 6 de novembro de 2025, na capital paraense. A assinatura do acordo está prevista para acontecer na Cúpula do Mercosul, a ser realizada no Rio de Janeiro em dezembro.
Negociações de Longa Data
A negociação entre os dois blocos comerciais se estende por 25 anos. O tratado visa estabelecer uma zona de livre comércio entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e os 27 países da União Europeia. O acordo enfrenta resistência de alguns setores agrícolas europeus, principalmente da França.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temas em Debate na Cúpula
Além do acordo comercial, os líderes também discutiram questões relacionadas às mudanças climáticas e a preparação para a COP30. Não houve participação de Ursula von der Leyen na 4ª Cúpula entre a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia, que ocorreu em Santa Marta, Colômbia, em 9 de novembro.
Reuniões Bilaterais e Preparativos
O ministro Mauro Vieira realizou 70 reuniões bilaterais durante o 3º mandato. Em um dia, o ministro recebeu o presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’Guesso, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, e o presidente de Comores, Azali Assoumani. As reuniões visavam preparar os temas a serem debatidos na cúpula, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas, financiamento climático e transição energética.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
