Ursula von der Leyen Defende ETS com Salvaguardas para Evitar Crise no Carbono

UE alerta: ETS tem benefícios e salvaguardas! Ursula von der Leyen defende o sistema de comércio de emissões da UE, que já conta com mecanismos de proteção. Reunião da UE foca no futuro do ETS e na descarbonização da indústria europeia

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

UE Defende Benefícios do ETS com Salvaguardas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu nesta quinta-feira (12) que o sistema de comércio de emissões (ETS) da União Europeia apresenta “benefícios claros” e já conta com mecanismos de proteção para evitar que o preço do carbono se eleve demais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração veio após alguns líderes governamentais terem solicitado uma revisão do sistema.

Von der Leyen destacou que o ETS possui “elementos que, se o preço, por qualquer motivo, estiver muito alto ou as circunstâncias econômicas forem difíceis, permitem modular o preço com a ‘reserva de estabilidade do mercado’”. A medida visa garantir a estabilidade do mercado e evitar flutuações excessivas no preço do carbono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União Europeia planeja analisar esses aspectos na revisão do ETS, que está programada para o terceiro trimestre deste ano. A revisão busca otimizar o funcionamento do sistema e garantir sua eficácia na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A análise considerará as condições econômicas e o impacto do ETS na indústria europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A cúpula de líderes governamentais da UE, que ocorreu antes da declaração de von der Leyen, foi focada em discutir o futuro do ETS e como garantir que ele continue a desempenhar um papel crucial na transição para uma economia de baixo carbono. A discussão abordou a necessidade de adaptar o sistema às novas realidades econômicas e aos desafios da descarbonização.

Sair da versão mobile