Ursula von der Leyen anuncia acordo com impacto nos mercados globais em 17 de janeiro

Mercado Global acompanha negociações da UE, decisões do Fed e dados da Índia e EUA. Acordo da CE deve impactar preços e mercados

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mercado Global em Foco na Segunda Semana de Janeiro

A segunda semana de janeiro inicia-se nesta segunda-feira, 12, com o mercado global atento a desenvolvimentos importantes. A atenção se concentra em negociações internacionais e em decisões de bancos centrais em diversas regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No domingo, 11, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a assinatura de um acordo deve ocorrer no próximo sábado, 17. Espera-se que o acordo tenha impacto significativo nos preços de produtos como carnes, etanol, vinhos, medicamentos e máquinas, impulsionando o comércio entre os países membros da União Europeia.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) será o foco das atenções. Dirigentes como Raphael Bostic, Thomas Barkin e John Williams devem proferir discursos, acompanhados de análises sobre a política monetária e a economia americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em território brasileiro, o Boletim Focus, divulgado semanalmente, é acompanhado de perto. A projeção mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o ano corrente ficou em 4,06%, com uma ligeira alteração em relação à projeção anterior.

A meta de inflação no Brasil, definida para 2026, estabelece um centro de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual acima ou abaixo. As projeções para 2027 e 2028 permanecem em 3,80% e 3,50%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Os mercados financeiros japoneses e colombiano estarão fechados devido a feriados nacionais. No Japão, a divulgação de dados sobre crédito bancário e contas correntes ocorrerá no final do dia.

A Índia divulgará o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de dezembro e as projeções anuais. Nos Estados Unidos, serão realizados leilões de títulos públicos.

Sair da versão mobile