UE busca ratificação do acordo Mercosul com garantias e financiamento para agricultores. Itália e França resistem, mas reunião crucial na Comissão Europeia.
A União Europeia organizou uma reunião de emergência entre os ministros da Agricultura dos países membros, com o objetivo de persuadir a Itália e outros países hesitantes a ratificar um acordo de livre comércio com o Mercosul. A situação se intensificou após a Itália e a França terem frustrado as expectativas de um acordo em dezembro, devido a preocupações dos agricultores europeus sobre o potencial aumento da concorrência com commodities baratas provenientes do bloco sul-americano, como carne bovina e açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os 27 ministros da Agricultura da UE foram convidados para uma reunião na Comissão Europeia, conforme informado pelo Chipre, atual presidente da UE. A discussão central envolverá a garantia de financiamento futuro para os agricultores, dentro do âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) da UE.
Um fundo de crise de 6,3 bilhões de euros, previsto para o próximo orçamento da UE, será um ponto crucial na negociação.
Além do financiamento, a reunião abordará questões relacionadas aos controles de importação, incluindo os limites máximos permitidos de resíduos de pesticidas. Diplomatas da UE indicaram que a análise se concentrará na avaliação do impacto do acordo de livre comércio no mercado europeu.
A Comissão Europeia, com o apoio de países como Alemanha e Espanha, busca obter a aprovação de 15 membros da UE, que representam 65% da população do bloco. A posição da Itália será determinante, e uma votação está prevista para sexta-feira (9).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Itália não se opõe ao acordo, mas exige garantias de reciprocidade para que produtos importados atendam aos padrões ambientais e de saúde da UE.
A Comissão Europeia acredita que o bloco está no caminho certo para assinar o acordo em breve. A situação é complexa, com a Itália ainda apresentando reservas, mas a reunião de quarta-feira (7) será crucial para definir o futuro do acordo UE-Mercosul.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!