União Europeia Adia Propostas Automotivas para Definir Prazos em 2026

União Europeia adia propostas para setor automotivo. A Comissão Europeia prevê lançamento de medidas para o setor automotivo em 16 de dezembro.

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(Imagem de reprodução da internet).

Propostas da União Europeia para o Setor Automotivo Adiantadas

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (8) que a União Europeia decidiu adiar o lançamento de propostas para o setor automotivo em uma semana. A nova data para a divulgação das medidas é 16 de dezembro, anteriormente prevista para quarta-feira (10).

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A decisão ocorre após uma análise interna da agenda da Comissão, conforme revelado pela Reuters.

Expansão da Tarifa de Fronteira de Carbono

Além do adiamento das propostas automotivas, a Comissão Europeia também planeja ampliar a tarifa de fronteira de carbono, uma medida pioneira no mundo. Essa tarifa, inicialmente, abrangia veículos, mas agora será estendida para incluir máquinas de lavar e outros produtos manufaturados.

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A prioridade é a definição de prazos para a divulgação das políticas.

Discussões em Andamento sobre a Política de Emissões

As negociações sobre a política de emissões de carros para 2035 continuam, com os departamentos da UE buscando espaço na agenda para apresentar as propostas até o final do ano. A política, que visa proibir a venda de novos carros com motor a combustão até 2035, está sob intensa observação por montadoras e governos, incluindo a Alemanha e a Itália.

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Flexibilidade para Veículos Híbridos e Combustíveis Neutros

A Alemanha e a Itália defendem a flexibilidade na política automotiva de 2035, buscando permitir a continuidade das vendas de híbridos e carros com motor a combustão que utilizem combustíveis neutros em termos de CO2, como os produzidos a partir de plantações ou resíduos.

Essa posição visa mitigar os impactos de vendas de veículos elétricos mais lentas do que o esperado.

Impacto nas Metas Climáticas da UE

O enfraquecimento da política de emissões de carros para 2035 pode comprometer as metas climáticas da União Europeia, que se comprometeu a atingir emissões líquidas zero em toda a sua economia até 2050. A manutenção de veículos com emissão de CO2 nas estradas europeias por um período mais longo pode dificultar o alcance desse objetivo.

Possíveis Adições de Prazos

Algumas autoridades da UE consideraram a possibilidade de adiar ainda mais as propostas sobre automóveis, com prazos até 2026. A definição de um cronograma claro para as políticas automotivas permanece um desafio para a Comissão Europeia.

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